O Clube

História

No início da década de 80, nasceu na Azinhaga da Fonte Velha, na Freguesia do Lumiar, o Clube Ténis Paço do Lumiar (CTPL), com o propósito de dotar a cidade de Lisboa, de mais um complexo desportivo vocacionado para a prática do ténis.

Com uma infraestrutura de seis campos de “terra-batida”, todos iluminados, parede bate-bolas, uma clubhouse e balneários de apoio, o CTPL aparecia, assim, como um espaço desportivo, numa área onde se verificava uma carência de infraestruturas para a prática da modalidade.

O CTPL é desde 1982, filiado na Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e na Associação de Ténis de Lisboa (ATL).

Apesar da sua existência informal, prévia, só em 28 de julho de 1998, foi constituído, formalmente o Clube Ténis Paço do Lumiar, enquanto associação de direito privado, sem fins lucrativos.

Em maio de 2017, foi atribuído ao CTPL, o estatuto de utilidade pública.

Ao longo dos anos, foi firme propósito do clube, divulgar e fomentar a modalidade, sobretudo junto das camadas mais jovens, procurando ser um polo de integração social e desportivo das populações envolventes, tendo protocolado com a Câmara Municipal de Lisboa programas nesse sentido.

A forte aposta na captação e fidelização de praticantes da modalidade, através das escolas do clube, atualmente coordenadas pela equipa LXTeam, resultou nos últimos anos, em títulos a nível regional e nacional.

Em resultado dessa parceria, o CTPL, tem-se afirmado como um clube com impacto muito significativo no panorama do ténis nacional, tendo esse estatuto sido repetidamente reconhecido pela ATL, nomeadamente através da atribuição desde 2019, e em anos sucessivos, do Certificado Clube Platina, galardão máximo para clubes de ténis federados na Associação.

Organizando anualmente vários torneios oficiais, para os diversos escalões etários, o clube promove também torneios sociais. Desde 2009, que são realizados Torneios Escada, os quais têm contado em cada edição com mais de 100 participantes de todos os níveis tenísticos, os quais disputam mais de 1000 jogos por época, sendo dos torneios mais ativos a nível mundial, neste formato.

Para além dos êxitos desportivos, tem sido uma preocupação constante do clube, manter e melhorar, todas as infraestruturas, no sentido de emprestar melhor qualidade funcional a associados e a todos aqueles que o frequentam.