Comunicado aos sócios

 

 court3    

 

Caro sócio do Clube Ténis Paço do Lumiar

Manter os campos em bom estado, se não em estado ideal, é um objetivo que temos permanentemente, o que não significa que sempre o consigamos atingir.

A realização dos torneios regulares Escada, tem contribuído muito para o sucesso do nosso clube.
De ano para ano o Torneio Escada capta novos jogadores, os quais realizam dezenas de jogos, individualmente ou em pares.
Em 2009/2010, ano da 1ª Edição do Torneio Escada, foram realizados 160 jogos; na época passada, para os torneios singulares e pares, foram mais 1600; na presente época, já foi ultrapassada a marca de 600 jogos nas duas variantes.

Por sua vez, a Escola do clube, à qual estão afetos os campos 4,5 e 6, a qual é coordenada pelo LX Team, também aumentou significativamente o número de alunos que treinam diáriamente nesses campos.

Esta utilização ininterrupta dos campos, cria grande desgaste no piso em pó de tijolo, sendo nestas circunstâncias muito difícil de consolidar os trabalhos de manutenção da superfície.

Desde Setembro de 2023, o clube tem contrato com um novo técnico especialista de manutenção de campos de terra batida, em regime de prestação de serviços, o qual nem sempre tem conseguido dar a assistência regular que desejariamos .

O anterior técnico de manutenção dos campos, deixou de dar assistência ao clube, devido a ter assumido funções idênticas, mas a tempo inteiro na Federação Portuguesa de Ténis, o que o impossibilitou de continuar a prestar-nos serviços.

Por dificuldade em encontrarmos no mercado, disponíveis, técnicos especialistas desta área, apesar de termos efetuado todos os esforços o clube esteve sem manutenção especializada durante seis meses.

Esse interregno foi prejudicial e agravou a qualidade dos nossos courts.

Ultrapassado essa dificuldade, o novo técnico, quando iniciou tarefas no clube, procedeu de imediato à substituição de linhas e recuperação dos pisos, nos campos 4,5 e 6. Desde esse momento, nesses mesmos campos, para além desses trabalhos iniciais, foram substituídas redes, rebaixadas lonas, reparadas vedações, etc.

Após esses trabalhos, e aproveitando a época de Verão, período no qual existe menos atividade no clube, foram realizados trabalhos de recuperação, nos pisos dos campos 1,2 e 3, os quais apresentavam irregularidades urgentes para corrigir.
Neles, foram levantadas ou substituídas linhas, retirou-se gravilha e colocou-se pó de tijolo. Estes trabalhos consumiram 4000 Kg, de pó de tijolo.

Agora, brevemente, iniciaremos trabalhos semelhantes nos campos 4,5 e 6.

Essas ações, serão efetuadas por fases, em conformidade, com um plano de ação a acordar entre a Escola, Clube e o técnico de manutenção, de maneira a perturbar o menos possível, a necessidade diária de campos destinados aos alugueres. De qualquer modo, e apesar de sabermos o transtorno que estes trabalhos comportam para sócios e restantes utentes, eles só poderão ser realizados nesta época do ano, se reduzirmos para dois os courts destinados aos alugueres.

De momento não conseguimos informar, das datas de início e fim dos trabalhos ou o período de duração, para execução dos mesmos, estando tudo dependente da disponibilidade do técnico e dos recursos humanos que possa dispor, para colaboração nas tarefas definidas , assim como das condições climatéricas, mais ou menos, favoráveis.

Ter os campos de "terra batida" em boas condições é sempre um desafio, mas continuaremos a desenvolver todos os esforços para que os utilizadores dos campos do clube (sócios / alunos /outros) se possam sentir satisfeitos com o seu "estado".

Desejamos votos um bom ano 2025.

Saudações Tenísticas!

A Direção