Jogar em Terra Batida

Saúde

Imagem Campo de Terra BatidaUma vez que a terra batida permite ao jogador deslizar é menos propício a lesões dos membros inferiores. Calcula-se que as ocorrência de lesões é 4 a 8 vezes menor na terra batida que noutras superfícies não-deslizantes. (*) Os courts em terra também proporcionam uma superfície mais fresca em dias de calor.

(*) Nigg, Benno M.. "Injury & Performance on Tennis Surfaces: The Effect of Tennis Surfaces on the Game of Tennis", Human Performance Laboratory, University of Calgary, Canada, November, 2003.

Bolas

As bolas de tipo Regular Duty or Soft Court, geralmente adequam-se melhor à terra batida por terem menos feltro. Estas bolas são mais rápidas para compensar a superfície mais lenta de terra. As bolas de ténis Extra-Duty por terem uma camada mais espessa de feltro tendem a tornar-se mais lentas e pesadas.

Corda

A tensão das cordas na sua raquete tende a baixar mais rapidamente. Isto sucede porque, em terra batida, o jogo é mais lento, bate mais bolas por ponto e as bolas, após algum tempo, ficam ligeiramente mais pesadas devido às partículas de terra.

Imagem Campo de Terra BatidaPerformance e Forma Física

Prepare-se para pontos longos, jogadas compridas e muita corrida em court. Na terra batida conseguirá chegar a bolas que normalmente não apanharia em hard court. Mantenha uma hidratação adequada e coma frutas com potássio (por ex. bananas).
Antes de jogar dedique-se a um aquecimento dinâmico e, após o jogo, faça alongamentos.

Alguns dos valores que inspiram o jogo em terra (**)

  • Gentileza: após o jogo os jogadores passam o court com a esteira e limpam as linhas para os próximos jogadores.
  • Solidariedade: a qualidade do piso é o resultado da acção e cuidados de todos os jogadores.
  • Honestidade: é mais fácil verificar se a bola é fora ou não pois o piso de terra deixa marcas.
  • Amizade: o piso de terra é bom para todas as idades.
  • Paciência e resistência: um piso mais lento significa jogadas mais longas e esperar pela melhor oportunidade para bater a bola ofensivamente.
  • Estética: manter o bom aspecto dos courts é tarefa diária de todos.
  • Perseverança: quando se está em boa forma física é mais provável conseguir virar o resultado de um jogo.
  • Inteligência: as jogadas mais longas proporcionam mais ocasiões para desenvolver a sua estratégia de jogo.

(**) Fonte
L'Association pour le Développement de la Terre Battue (ADTB) (Association for the Development of Clay Courts), Bénesse-Maremne, France (www.terrebattue.org)

Bom jogo!

Torneios Oficiais 2017