Torneio Masters 2020

No fim de semana de 4 e 5 de Julho, teve lugar o habitual Masters do Torneio Escada a fechar mais uma época, algo atribulada, mas, como vem sendo hábito, de assinalável sucesso. Desta vez, devido às vicissitudes pandémicas, sem um dos pontos altos do fim de semana, o almoço convívio de final de época.

O Torneio Masters disputou-se, este ano, em moldes diferentes do habitual. Na presente edição, somente os 10 primeiros classificados da época regular foram apurados diretamente. As restantes 6 vagas foram ocupadas por 2 “wild cards”, oferecidos respetivamente ao jogador com mais jogos efetuados e ao vencedor do prémio “Fair-Play”. As restantes 4 vagas foram atribuídas através da disputa de um torneio de qualificação.

O “qualifying” teve o seu início no dia 2 de Julho e contou com a participação de 10 atletas. Conseguiram o apuramento para o quadro principal os jogadores Luís Rodrigues, João Gomes, João Ramires e José Roque

 

Torneio Masters 2020 - Qualificação

 

O torneio foi fértil em jogos disputados culminando numa excelente final onde, sob um sol abrasador, João Pedro Godinho levou de vencida Miguel Andrade, por 6-1 e 6-3.

 797 MA JG  797 publico

O Início da grande final entre Miguel Andrade e João Pedro Godinho

Nas bancadas o público cumpriu as regras de distanciamento social

 

A obtenção do último lugar do pódio assistiu a uma acesa disputa entre Jorge Jesus e Ricardo Enguiça. Ao atingirem ambos a mesma fase da prova, as meias-finais, Ricardo Enguiça, conseguiu defender com sucesso o 3º lugar obtido na fase regular.

 

 Torneio Masters 2020 

797 Final

 

 

 João Pedro Godinho e Miguel Andrade recebem das mãos de José Roque e de João Ramires, além dos respectivos troféus, uma garrafa de vinho Terrassus  

 

 

Assim após a contabilização dos resultados obtidos no Masters, o pódio do Torneio Escada CTPL 2019/2020 ficou assim estabelecido:

797 TopTres

 

Classificação do Torneio Escada 2019/2020

 

 O vencedor do prémio atribuído ao jogador com mais jogos realizados na época regular do Torneio Escada foi, pelo terceiro ano consecutivo, para Vasco Marques. O vencedor do prémio “fair-play”, este ano atribuído por votação entre os jogadores do Torneio Escada, foi para Paulo Pinto da Luz. Ambos os jogadores foram brindados com os troféus respectivos e uma garrafa de vinho tinto Terrassus.

 797 VM  797 PL

Vasco Marques, vencedor do prémio do maior número de jogos realizados

Paulo Pinto da Luz, vencedor do troféu “fair play”

 

Na edição 2029/2020 muitos foram os jogadores elegíveis para atribuição do prémio revelação.

Assim, José Roque, patenteando uma boa evolução registou, ao longo do torneio, um conjunto de resultados sólidos perante adversários de reconhecido valor.

O atleta Ricardo Enguiça foi outro jogador a quem a atribuição do referido prémio não desmerecia. Ao longo de todo o torneio apresentou resultados bastante consistentes, com excelentes vitórias que lhe permitiram alcançar o 3º lugar no final da fase regular.

O vencedor do Prémio Revelação 2019, Mateus Almeida, foi outro jogador que conseguiu surpreender, apresentando um conjunto de resultados que, ao longo de todo o torneio, o mantiveram sempre dentro do top 10. A comprovar a solidez da sua prestação, Mateus Almeida, apresentou uma subida de 0.27 pontos no nível calculado.

No entanto, o jogador que mais surpreendeu e consequentemente premiado com o “Prémio Revelação” acabou por ser Miguel Gama, que acabando a época regular na 15ª posição, conseguiu integrar o quadro principal do Masters. Esta brilhante prestação foi confirmada pela subida de 0.57 pontos no nível calculado.

O prémio “Ideia do Ano” foi atribuído ao jogador António Côrte-Real, que com a sua iniciativa da criação da votação, “As Melhores Pancadas”, acrescentou mais um ponto de interesse ao torneio. Os resultados da votação podem ser consultados na seguinte tabela:

Resultados da votação para as melhores pancadas

 

De realçar que os 3 jogadores com mais votos, no geral, foram: Andre Cóchel (22), Paulo Nogueira dos Santos (20) e João Pedro Godinho (19).

 797 MG  797 ACR

Miguel Gama, vencedor do prémio “Jogador Revelação”

António Côrte-Real, vencedor do prémio “Ideia do Ano”

 

 797 AromaStick

Para além dos habituais brindes disponibilizados pela Escola LXTEAM, foram oferecidos a todos os jogadores Aromasticks pelo colega de escada, Tiago Alexandre Leopoldo

Por último gostaríamos de deixar um grande agradecimento ao administrador do Torneio Escada CTPL 2019-2020 e do Masters CTPL 2020, Frederico Anão, por mais uma exemplar organização.

 797 Cartaz

Aceda aqui a todas as fotos do evento!

Obrigado a todos!